Casa da Palavra



A Casa da Palavra é um espaço dedicado à cultural literária. O seu trabalho é voltado aos amantes da literatura, filosofia, artistas e estudantes.

Ela abriga em seu espaço a Escola Livre de Literatura, que se destina exclusivamente à difusão da Literatura, e à formação de novos leitores e escritores.

Este espaço é um equipamento da Secretaria de Cultura de Santo André.

Local: Praça do Carmo, 171, Centro – Santo André, SP.
Contato: 4992-7218


sexta-feira

Palavra cantada: uma visão da oralidade da canção


GRATUITO
Com direito a certificado

Módulo 1: 19 a 26 de maio de 2009 – 19h às 21h
Inscrições: 05 a 15 de maio de 2009 (Módulo 1)

Módulo 2: 16 a 26 de junho de 2009 - 19h às 21h
Inscrições: 2 a 10 de junho (Módulo 2)

De 2ª a 6ª feira das 14h às 20h e aos sábados das 10 às 14 horas.
Pelo email: casadapalavra@santoandre.sp.gov.br ou telefone o11 4992-7218 Endereço:Praça do Carmo, 171, Centro
Cep 09010-020 Santo André – SP

http://casadapalavrasa.blogspot.com/2008/03/breve-perfil-histrico.html

Palavra cantada visa entender a complexidade e especificidade da palavra poética aplicada na canção e suas diferenças com a palavra “falada” em consonância com os objetivos da Casa da Palavra de Santo André de uma formação contínua em literatura e áreas correlatas. Sendo o Brasil um país com uma riqueza de sonoridades tão grande, o curso interessa para todos os tipos de público, desde jovens estudantes secundaristas até a 3a. Idade, sendo particularmente interessante para estudantes universitários e profissionais da área de Literatura, Ciências Humanas, Artes e Música.

O curso conta com dois ministrantes: ANA MARIA DIETRICH, historiadora, jornalista, doutora em História Social , foi docente do curso de extensão Experiências Interdisciplinares com a canção – teoria e prática (julho 2008) realizado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e foi pesquisadora durante cinco anos do Núcleo de Estudos em História Oral - USP e CICERO BARBOSA, historiador, músico (contrabaixista), pós- graduando em História, Cultura e Sociedade pela PUC-SP e bacharelando em Letras pela USP. Ambos os profissionais vão valorizar os diálogos entre oralidade, canção e música.

Será discutida a diversidade de estilos musicais da música contemporânea brasileira com ênfase às diferentes formas de narrar que estão em sintonia com o seu momento histórico, refletindo sobre as origens, características e contextos de criação da tropicália, mangue beat, rock e música caipira. Os participantes aprenderão metodologias ligadas ao uso da canção popular urbana no universo da pesquisa acadêmica e de práticas pedagógicas.

Programação

Módulo 1 - Diálogos entre letra, ritmo, harmonia e melodia (10 horas)
Datas: 19 a 26 de maio de 2009 – 19h às 21h

Introduzir os participantes ao conceito de oralidade na canção, trabalhando seus elementos de diálogo da letra com o ritmo, melodia e harmonia. A “palavra cantada” será discutida a partir da diversidade de estilos musicais da música contemporânea brasileira com ênfase às diferentes formas de narrar que estão em consonância com o momento histórico vivido. Serão discutidas as origens, características e contextos de criação da tropicália, mangue beat, rock e música caipira.

19/5- AULA 1 – As visões da oralidade na canção: uma introdução (AMD)
20/5- AULA 2 – Descontruindo a canção: análise de elementos musicais (CB)
21/5- AULA 3 –– Canções que valem por mil histórias (AMD)
23/5- AULA 4 - A palavra cantada na tropicalia e na música caipira (AMD)
26/5 - AULA 5 - A palavra cantada no rock e no mangue beat (CB)
Show de encerramento: Macunaíma Trio

Módulo 2 –A canção no universo da pesquisa e do ensino (10 horas)
Data: 16 a 26 de junho de 2009 - 19h às 21h

Introduzir os participantes a metodologias ligadas ao uso da canção popular urbana no universo da pesquisa acadêmica e de práticas pedagógicas. A reflexão sobre a canção popular urbana brasileira será o ponto de partida para o conhecimento do contexto sociocultural brasileiro do século XX, da obra de Tinhorão e da indústria cultural brasileira. Discutiremos a relação entre oralidade e a canção, buscando oferecer aos participantes ferramentas práticas e reflexões diversas sobre a palavra cantada.

16/6 - AULA 1 – Oralidade na canção popular urbana brasileira: uma introdução (AMD)
17/6 -AULA 2 – Tinhorão e sua análise da música brasileira (CB)
23/6 - AULA 3 – A identidade do malandro no samba brasileiro (AMD)
25/6 - AULA 4 - A música popular brasileira e a indústria cultural – cultura de massa (CB)
26/6 -AULA 5 – A canção urbana na sala de aula: métodos e abordagens (AMD)
Show de encerramento: Macunaíma Trio

Nenhum comentário: