Casa da Palavra



A Casa da Palavra é um espaço dedicado à cultural literária. O seu trabalho é voltado aos amantes da literatura, filosofia, artistas e estudantes.

Ela abriga em seu espaço a Escola Livre de Literatura, que se destina exclusivamente à difusão da Literatura, e à formação de novos leitores e escritores.

Este espaço é um equipamento da Secretaria de Cultura de Santo André.

Local: Praça do Carmo, 171, Centro – Santo André, SP.
Contato: 4992-7218


quarta-feira

Rodas de Leitura

A Casa da Palavra recebeu os alunos do Educandário Santo Antônio no dia 29/06/2011, que participaram de atividade que inaugura um novo momento na Casa da Palavra, com atividades voltadas para estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, com o intuito de proporcionar um melhor aprendizado no que se refere à Literatura e às Artes.

Tivemos a presença do professor Saulo de Oliveira Pena, graduado em Letras e Pedagogia, possui uma vasta experiência na área da educação, atuando com crianças, jovens e adultos. Sua vivência profissional é marcada pelo desenvolvimento de projetos de leitura e produção textual, executados através de Palestras, oficinas, workshops, sempre levando em conta a utilização da norma culta da Língua Portuguesa. Com 28 anos de idade, o professor Saulo demonstra, com dedicação, sua responsabilidade com o desenvolvimento da Cultura e Educação em nossa sociedade.

Nesta primeira atividade de “Roda de Leitura”, foi desenvolvida uma Oficina de História em Quadrinhos, além de trazer a tona um pouco da história da cidade de Santo André, ressaltando a história da Casa da Palavra.

Esta atividade de Rodas de Leitura terá continuidade no mês de Agosto, levando em conta que em Julho as Escolas se encontram em recesso.

As oficinas ocorrerão sempre às quartas-feiras, a partir das14 horas, com duas horas de duração.

As Escolas, públicas ou privadas, que tiverem interesse em trazer seus alunos para estes eventos deverão efetuar contato com a Casa da Palavra pelo número 011-4992-7218. 












A Casa da Palavra recebeu os adolescentes do Pro-jovem, sob a responsabilidade do CIEDS, uma ong que atua na Secretaria de Inclusão Social, nos dias 23 de agosto e 01 de setembro. A presença dos adolescentes vivifica o equipamento, que busca receber não apenas escritores experientes, mas também visa formar novos, sempre com o intuito de proporcionar uma visão crítica e reflexiva da realidade atual.

Para contribuir com a otimização dessas visitas, tivemos a ilustre presença dos professores Saulo de Oliveira Pena e Cláudia Henrique, ambos graduados em Letras e Pedagogia, que atuaram de forma positiva e responsável com a formação crítica, literária e reflexiva dos participantes.




O professor Saulo de Oliveira Pena trabalhou com História em Quadrinhos, proporcionando ao mesmo tempo um conhecimento teórico e prático sobre a temática. Ao fim oficina tivemos um momento de criação literária, onde cada participante elaborou sua própria HQ. Nossa intenção é fazer, até o fim do ano, uma exposição dos trabalhos confeccionados na Casa da Palavra.



A professora Cláudia Henrique  desenvolveu um tema voltado para Literatura Moderna, fazendo uma releitura de Vinícius de Morais. A oficina contou com a apresentação de vídeos, músicas, sempre com o intuito de obter uma maior sensibilização com relação à arte e à cultura.



Também no dia 01 de setembro (quinta-feira)tivemos a presença do Colégio ETIP, que colocou a Casa da Palavra como parte de seu” roteiro histórico ” pela cidade de Santo André. Os alunos conheceram um pouco da história da casa, suas funções no decorrer dos anos, tiveram acesso a fotos antigas e dos eventos que fazem parte da nossa programação nos dias de hoje. Foi um momento importante, pois  ações como estas deixam viva a memória da cidade.



As escolas e instituições que atuam com adolescentes e jovens estão convidadas a trazê-los para participar do nosso projeto.  Entrem em contato conosco e agende a sua participação. Venham  e tenham a certeza de que esta visita estimula uma verdadeira mudança de mentalidade, como nos diz o professor Saulo: “O intuito deste projeto é estimular a expressão, a criatividade e o convívio social, aperfeiçoando o uso da nossa língua, de forma a enriquecer o repertorio cultural dos participantes.”

Te:4992-7218
Praça do Carmo, 171 – Centro – Santo André/SP       


2 comentários:

Josefa Barranova disse...

boa iniciativa! parabéns!

Fanzine Episódio Cultural disse...

VIII CONCURSO PLÍNIO MOTA DE POESIAS 2011 (MACHADO-MG). FALEM COMIGO!

A ACADEMIA MACHADENSE DE LETRAS (Machado-MG) comunica que estão
abertas as inscrições para o VIII Concurso Plínio Motta de Poesias, do
ano 2011.
Entrem em contato para adquirir o Regulamento:
a/c Carlos Roberto machadocultural@gmail.com
ESTE CONCURSO ESTÁ ABERTO PARA TODOS!