Casa da Palavra



A Casa da Palavra é um espaço dedicado à cultural literária. O seu trabalho é voltado aos amantes da literatura, filosofia, artistas e estudantes.

Ela abriga em seu espaço a Escola Livre de Literatura, que se destina exclusivamente à difusão da Literatura, e à formação de novos leitores e escritores.

Este espaço é um equipamento da Secretaria de Cultura de Santo André.

Local: Praça do Carmo, 171, Centro – Santo André, SP.
Contato: 4992-7218


quarta-feira

Como foi que a poesia invadiu a Vila?

quinta-feira, dia 31/7, às 19h30

O ator e poeta Carlos Lotto vem à Casa da Palavra conversar sobre sua experiência em “A poesia invade a Vila”, recital de poemas de autores do ABC durante o Festival de Inverno de Paranapiacaba. Lotto surpreendeu o público numeroso dos shows que movimentaram a Vila com a “intervenção” de textos de autores como Luiz Alberto Abreu, Moreira de Acopiara, Dalila Teles Veras, Edson Bueno de Camargo, José Geraldo Neres, Júlio Mendonça, Hélio Neri, Zhô Bertholini, entre muitos outros autores de todas as idades e de todas as cidades da região, permeados por citações que vão da canção popular à poesia concreta. Enfim, um espetáculo difuso colocando a poesia do ABC em destaque. Aproveitando a ocasião, Lotto fará a leitura de alguns textos na Casa, acompanhado pela dupla Marcelo Miranda e Fernanda Ferretti, do Olam Ein Sof (“Mundo dos Infinitos”), um duo de violão que combina heavy metal, música erudita, folk. Sem dúvida, imperdível!

A poesia invade o ouvido

Coordenado pelo ator e poeta Carlos Lotto, o grupo tem por objetivo estimular a leitura pública de poesia, fazendo-a saltar dos livros para os ouvidos e, no mesmo movimento, acender no público a vontade de ir aos livros para procurar mais poesia. Ida e volta. A cada mês, o grupo terá dois encontros de ensaio e uma apresentação aberta ao público em geral, inclusive com músicos convidados. Nos ensaios, Carlos Lotto – que vem com todo o gás de suas apresentações para públicos tão grandes quanto imprevisíveis no Festival de Inverno de Paranapiacaba – ensinará em detalhe a técnica (e a paixão) do recital: desde a escolha do poema até a forma como o leitor deve ocupar o espaço com seu corpo e sua voz, criando uma “atmosfera” propícia à integração com o público por meio da palavra poética. Os ensaios começam em 14 de agosto.
Leitores itinerantes

A Escola Livre de Literatura está selecionando alunos que tenham interesse em participar do projeto Leitores Itinerantes, parceria da ELL com a Gerência de Bibliotecas, que circulará nove bibliotecas ramais e a distrital da cidade apresentando grandes autores de nossa literatura. O projeto visa fomentar atividades culturais nos bairros e nas bibliotecas e difundir as atividades de formação da Escola Livre de Literatura. Como conseqüência, transforma os alunos da ELL em “multiplicadores” e forma público para as diversas atividades da Casa da Palavra. Todas as atividades ocorrerão em setembro, outubro e novembro. Serão selecionados 10 alunos, que receberão ajuda de custo.

Atenção: as inscrições vão apenas até 2 de agosto.