Casa da Palavra



A Casa da Palavra é um espaço dedicado à cultural literária. O seu trabalho é voltado aos amantes da literatura, filosofia, artistas e estudantes.

Ela abriga em seu espaço a Escola Livre de Literatura, que se destina exclusivamente à difusão da Literatura, e à formação de novos leitores e escritores.

Este espaço é um equipamento da Secretaria de Cultura de Santo André.

Local: Praça do Carmo, 171, Centro – Santo André, SP.
Contato: 4992-7218


sexta-feira

Sinta-se em casa, que a Casa é sua!

Em 2008, a ELL e a Casa da Palavra estão oferecendo as seguintes atividades:

Núcleos

Núcleos de Criação Literária (saiba mais) - Têm o intuito de reunir grupos de até 30 participantes e incentivar a produção de poesia e prosa, a partir da leitura de textos exemplares e da discussão dos seus próprios textos, durante encontros quinzenais, coordenados por importantes autores contemporâneos. Os encontros acontecem sempre aos sábados.

Núcleo de Crítica Literária (saiba mais) – A primeira edição deste Núcleo promove o estudo da obra de Machado de Assis e da crítica literária escrita sobre ela, como uma forma de aproximação dos alunos com a atividade crítica, objetivando que os próprios alunos venham a escrever textos críticos sobre a literatura contemporânea. A partir de 21 de agosto, quinzenalmente, às quintas-feiras, às 19h30.

Núcleo Oralidade Poética (saiba mais) - Grupo de leituras coletivas ampliadas pela experiência sensório-corporal da palavra, coordenado pela atriz Monica Rodrigues. Os encontros são semanais, aos sábados, às 10h.

Núcleo Laboratório da Escrita (saiba mais) - Baseado na experiência do grupo francês Oulipo, o grupo se dedica ao estudo de novas possibilidades literárias, sob a coordenação dos poetas Marcos Ferraz e Silvia Cabrera. Os encontros são quinzenais, aos sábados, às 15h.

Cursos & Palestras

Capítulos da Literatura Brasileira (saiba mais) – Curso aberto de história da Literatura Brasileira, com aulas independentes que partem da obra dos jesuítas e abrangem até a produção dos poetas marginais dos anos 1970, passando pelos pontos mais altos da nossa literatura, como Machado de Assis, Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade. Os encontros acontecem sempre às segundas, às 19h30.

A Literatura e as Humanidades (saiba mais) - Ciclo de conferências com alguns dos principais críticos brasileiros da atualidade, tratando em profundidade das relações da Literatura com as chamadas Humanidades. As conferências são mensais, aos sábados, às 15h.

Encontros Órficos - Encontro de leitura e criação poética com Roberto Piva, um dos principais poetas brasileiros do século XX, autor de livros fundamentais, como Paranóia e Um estrangeiro na legião. Os encontros são mensais, aos sábados, às 15h.

Grupos de Estudo

Grupos de Leitura e Reflexão (saiba mais) – A cada mês, os participantes se organizam para ler, debater, estudar textos fundamentais de teoria e de crítica de literatura, a fim de aprofundar a reflexão sobre o fazer literário. Encontros semanais, às terças, às 19h30.

Mitologias Ocidentais - Grupo de estudos dos mitos e tradições do Ocidente, sob coordenação do bibliotecário Miguelito Oliveira Santos. Os encontros são semanais, às quartas, às 19h30.

Novas Atividades

A poesia invade o ouvido – A atividade tem por objetivo estimular a leitura pública de poesia, fazendo-a saltar dos livros para os ouvidos e, no mesmo movimento, acender no público a vontade de ir aos livros para procurar mais poesia. Ida e volta.
A cada mês, o grupo tem dois encontros de ensaio e uma apresentação aberta ao público em geral, inclusive com músicos convidados. Nos ensaios, o coordenador Carlos Lotto, ator e poeta, ensinará em detalhe a técnica (e a paixão) do recital: desde a escolha do poema até a forma como o leitor deve ocupar o espaço com seu corpo e sua voz, criando uma “atmosfera” propícia à integração com o público por meio da palavra poética. Os ensaios começam em 14 de agosto.

Leitores Itinerantes – Parceria da ELL com a Gerência de Bibliotecas, para formar grupos que circularão nove bibliotecas ramais e a distrital da cidade apresentando grandes autores de nossa literatura. O projeto visa fomentar atividades culturais nos bairros e nas bibliotecas e difundir as atividades de formação da Escola Livre de Literatura. Como conseqüência, transforma os alunos da ELL em “multiplicadores” e forma público para as diversas atividades da Casa da Palavra.

Como participar:
Todas as atividades (cursos, grupos, núcleos etc.) são gratuitas. As inscrições prévias são necessárias apenas para os núcleos. A idade mínima é, preferencialmente, 16 anos. A escolaridade exigida é variável conforme os cursos oferecidos.
*Texto retirado do site oficial da Prefeitura de Santo André (visite).

Escola Livre de Literatura / Casa da Palavra
Praça do Carmo, 171 - Centro
Telefone: 4992.7218

Um comentário:

jo barranova disse...

Por enquanto o sistema de comentários será este do Blogger mesmo. Viram a nova programação?