Casa da Palavra



A Casa da Palavra é um espaço dedicado à cultural literária. O seu trabalho é voltado aos amantes da literatura, filosofia, artistas e estudantes.

Ela abriga em seu espaço a Escola Livre de Literatura, que se destina exclusivamente à difusão da Literatura, e à formação de novos leitores e escritores.

Este espaço é um equipamento da Secretaria de Cultura de Santo André.

Local: Praça do Carmo, 171, Centro – Santo André, SP.
Contato: 4992-7218


sexta-feira

Círculo de Estudos Literários

Escola Livre de Literatura

Encontros: sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h
Duração: de 10 de agosto a 30 de novembro (14 encontros)
Local: Casa da Palavra – Praça do Carmo, 171, Santo André – SP
Basta comparecer!


Informações: 4992-7218


A necessidade de criação de um espaço permanente na Casa da Palavra que realize a leitura e discussão de obras significativas na formação cultural do homem levou à formulação deste Círculo de Estudos. Com o objetivo inicial de estimular a leitura de bons textos literários, exercitar o questionamento e incrementar a cultura democrática, este grupo realizará encontros semanais com os interessados, sempre às quartas-feiras à noite (19h) na Casa da Palavra. O grupo realizará as leituras e debates das obras escolhidas de maneira coletiva, vivenciando a pedagogia participativa, como um centro permanente de educação livre, onde o modelo professor-aluno é substituído pela construção coletiva do conhecimento. A diversidade de realidades e paradigmas dos participantes proporciona o enriquecimento do debate e reflexão, inclusive moldando conforme a necessidade o guia de estudos a ser seguido.

É interessante que cada participante traga a proposta de um (ou mais) textos(s) para leitura no primeiro encontro, ocasião em que será realizada a eleição da primeira obra sobre a qual debruçaremos nossos estudos. Dentre os livros indicados destacam-se os de contos e crônicas, ensaios filosóficos, romances curtos, manifestos intelectuais, artigos e estudos acadêmicos. Além de indicações pessoais, a Biblioteca da Palavra poderá ser usada como fonte de pesquisa e de referência para as leituras. É recomendável que os textos sejam não apenas relevantes, mas também relativamente curtos, de maneira que possamos propor debates, leituras paralelas, ou mesmo mostra de vídeos relacionados ao tema. A leitura pública será opcional, sendo esta função reservada apenas àqueles que o desejarem.




Segue abaixo a sequência dos textos lidos e debatidos nos encontros.

2 comentários:

Josefa Barranova disse...

É bacana ter na cidade um local que estimule a leitura e discussão bons textos.

Márcia Santos disse...

Bom dia!

Gostaria de saber quando haverão novos eventos e atividades?

Grata,
Márcia