Casa da Palavra



A Casa da Palavra é um espaço dedicado à cultural literária. O seu trabalho é voltado aos amantes da literatura, filosofia, artistas e estudantes.

Ela abriga em seu espaço a Escola Livre de Literatura, que se destina exclusivamente à difusão da Literatura, e à formação de novos leitores e escritores.

Este espaço é um equipamento da Secretaria de Cultura de Santo André.

Local: Praça do Carmo, 171, Centro – Santo André, SP.
Contato: 4992-7218


sábado

Livros na Casa

Empréstimo e outras informações:
Casa da Palavra, Praça do Carmo, 171, Centro - Santo André
telefone: 011 4992 7218
Falar com José Carlos

Leia:

COTIDIANO E IMAGINÁRIO Do ano 2000
Autor : HILDEBRANDO PAFUNDI
Editora: W/2007

Resultado de um acordo entre escritores, na Alfharrabio, espaço literário, em Santo André, Cotidiano e Imaginário, diário do ano 2000, mescla acontecimentos da vida particular do autor com os da cidade, da região do Grande ABC e em todo o País, no que foi o primeiro ano do séc.XXI, ou do último do séc.passado. Há divergências.Além de ser um registro(quase oficial) da temperatura e acontecimentos impactantes de todos os segmentos – a maior parte das informações são extraídas do períodico local, Diário do Grande ABC - ,o diário apresenta de forma poética os desdobramentos da vida do jornalista, escritor e membro atuante em vertentes sócioeconômicaculturais sem deixar que os embates cotidianos lhes tirassem os prazeres das manifestações familiares, narradas em detalhes triviais e minimalistas.Recomendado para aqueles que desejam revisitar este ano emblemático de nossa história e que, também, precisam de referências do viver bem por um cidadão de bem.

Outras obras: Trama & dramas da vida urbana(contos), editora Elosul/2004
No ritmo sensual da dança(contos), editora W/2006
Inéditas: Antes que falhe a memória(crônicas)
Janela da liberdade e outras histórias(infanto-juvenil)
por, Rosana Banharoli

AS HORAS NUAS
Autor: TELLES, LYGIA FAGUNDES
Editora: ROCCO

"Recentemente, estava eu a folhear alguns dos livros de Lygia Fagundes Telles que desde há muito me acompanham na vida, a afagar com os olhos páginas tantas vezes soberbas, quando me detive nessa verdadeira obra-prima que é o conto Pomba Enamorada. Reli-o uma vez mais, palavra a palavra, sílaba a sílaba, saboreando ao de leve a pungente amargura daquele mel." José Saramago



CONTOS REUNIDOS
Autor: FONSECA, RUBEM
Editora: COMPANHIA DAS LETRAS

Estendendo-se por um período de mais de trinta anos, 'Contos reunidos' contém praticamente todos os contos escritos por Rubem Fonseca de 1963 até 1994. Com apresentação do professor Boris Schnaiderman, Contos reunidos permite conhecer a trajetória desse autor que soube aliar os recursos do romance policial, do jornalismo e do documento científico ao lirismo mais surpreendente e desesperado, para renovar profundamente a forma do conto entre nós.


A REDOMA DE VIDRO
Autor: PLATH, SYLVIA
Editora: RECORD

Fugindo do que seria um obra de literatura confessional, a autora cria um romance de qualidade excepcional, centrado no processo de desintegração mental de sua heroína, promovido pelas mais diversas manifestações do chamado "senso comum".






ELES ERAM MUITOS CAVALOS
Autor: RUFFATO, LUIZ
Editora: BOITEMPO EDITORIAL

Durante um único dia, 09 de maio de 2000, o autor percorre a cidade de São Paulo tentando desvendá-la. Não apenas os engarrafamentos, parques ou dinheiro correndo por entre os conglomerados econômicos. Ele decifra cada dia, minuto e segundo da metrópole marcada pela diversidade humana - mosaico composto por gente de todo o Brasil.




DENTRO DA NOITE VELOZ
Autor: GULLAR, FERREIRA
Editora: JOSE OLYMPIO

Dentro da noite veloz' traz um Gullar preocupado com a necessidade de mudanças radicais no país. Sem fazer concessão ao panfletário, o poeta vence, com maestria inigualável, a traiçoeira vertente da poesia com matiz político-social.O livro resulta do caminho percorrido pelo autor na tentativa de realizar uma poesia que, tratando das questões sociais e políticas, mantivesse a qualidade literária.



PANTALEÃO E AS VISITADORAS
Autor: VARGAS LLOSA, MARIO
Editora: ALFAGUARA BRASIL

'Pantaleão e as visitadoras' conta a história de Pantaleão Pantoja, um capitão recém-promovido do exército, que recebe uma missão inesperada - criar um serviço de prostitutas para as Forças Armadas do Peru isoladas na selva amazônica, dentro do mais absoluto sigilo militar. O capitão tem que se mudar para Iquitos, se manter afastado dos demais militares, usar trajes civis e, acima de tudo, não contar nada à mãe e à mulher. É obrigado a trabalhar nas madrugadas, bebendo em bares infectos, e cuidar do empreendimento com personagens insólitos. Em pouco tempo o que era uma missão discreta se transforma no maior empreendimento de prostitutas do país, virando do avesso à vida de Iquitos e do próprio Pantaleão, que, como se não bastassem os problemas familiares, se verá envolvido com uma bela e insinuante visitadora.

NADJA
Autor: BRETON, ANDRE
Editora: COSAC NAIFY

Título-chave no contexto surrealista e narrativa mais importante de André Breton, formando uma trinca com 'Les vases communicants' (1932) e 'L'amour fou' (1937), este romance, escrito em 1928, encena o encontro entre realidade e fantasia, característica desta vanguarda. Num local freqüentado por prostitutas e cartomantes, o narrador mergulha na convivência efêmera e tumultuada com a personagem-título, em meio ao labirinto urbano parisiense. Nadja, uma encarnação contemporânea do enigma e do mito, representa o princípio de liberdade em forma feminina e uma porta para além da banalidade. A atmosfera onírica registra os fragmentos do dia-a-dia em imagens produzidas a partir de destroços da realidade imediata, que buscam a correspondência dos objetos cotidianos com o mundo interior.

Nenhum comentário: