Casa da Palavra



A Casa da Palavra é um espaço dedicado à cultural literária. O seu trabalho é voltado aos amantes da literatura, filosofia, artistas e estudantes.

Ela abriga em seu espaço a Escola Livre de Literatura, que se destina exclusivamente à difusão da Literatura, e à formação de novos leitores e escritores.

Este espaço é um equipamento da Secretaria de Cultura de Santo André.

Local: Praça do Carmo, 171, Centro – Santo André, SP.
Contato: 4992-7218


terça-feira

Núcleos de criação literária

Inscrições abertas para os Núcleos de Criação e Crítica Literária.
(Início em agosto)

Telefone: 011 4992-7218
casadapalavra@santoandre.sp.gov.br
Praça do Carmo, 171, Centro
Cep 09010-020,
Santo André - SP


Oficina de Criação - Prosa com Marçal Aquino.
Marçal Aquino nasceu em Amparo, no interior paulista, em 1958. Jornalista, atuou como revisor, repórter e redator, com passagens pelos jornais O Estado de S.Paulo e Jornal da Tarde. Atualmente, trabalha como jornalista free-lancer. Autor de ficção adulta e juvenil, recebeu diversos prêmios por seu trabalho literário, como o primeiro lugar na categoria conto da 5ª Bienal Nestlé de Literatura (1991) e o Prêmio Jabuti (2000).

Seu trabalho em cinema inclui a roteirização de textos de sua autoria (Os Matadores, Ação entre Amigos, O Invasor e O amor e outros objetos pontiagudos) e o desenvolvimento de roteiros originais (Nina). A convite do Sundance Institute, atuou como consultor no IV Laboratório de Roteiros Sundance/RioFilme, realizado em 2000.
.
Oficina de Criação - Poesia com Fabio Weintraub

Fabio Weintraub formou-se em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Porém, trabalhou pouco tempo nessa área, e passou a se dedicar à literatura e à edição de livros. Fez parte do grupo paulista de poesia Cálamo. Publicou Toda Mudez Será Conquistada (1992); Sistema de Erros (1996), com o qual ganhou o prêmio literário Nascente, promovido pela USP e editora Abril. Novo Endereço (2002), sua obra seguinte. Em 2003, a obra Novo Endereço recebeu o prémio especial "Embajada de Brasil" do Prémio Casa de las Américas na categoria "Literatura brasileña". Em 2004, foi publicada a edição bilíngüe, em português e espanhol (com tradução da escritora cubana Lourdes Arencibia) de "Novo endereço", desta vez com parceria da Casa de las Américas. Em 2006, ganhou Bolsa de Incentivo à Criação Literária do Governo do Estado de São Paulo, na categoria poesia. Até 2003, na Nankin Editorial coordenou a coleção de poesia Janela do Caos e publicou também os dois últimos livros de Hilda Hilst, "Estar sendo ter sido" e "Cascos e carícias". Foi colaborador das revistas literárias Cult, Jandira e Cacto. Atualmente, é um dos editores de K Jornal de Crítica.

Nenhum comentário: