Casa da Palavra



A Casa da Palavra é um espaço dedicado à cultural literária. O seu trabalho é voltado aos amantes da literatura, filosofia, artistas e estudantes.

Ela abriga em seu espaço a Escola Livre de Literatura, que se destina exclusivamente à difusão da Literatura, e à formação de novos leitores e escritores.

Este espaço é um equipamento da Secretaria de Cultura de Santo André.

Local: Praça do Carmo, 171, Centro – Santo André, SP.
Contato: 4992-7218


quinta-feira

Grupo de Estudos Sobre a Mitologia

Quarta dia 26 de março - segundo dia de encontro do Grupo de Estudos sobre Mitologia.

Módulo: Mitologias Ocidentais
Toda quarta das 19h30 às 21h30
Coordenação: Miguelito Oliveira Santos

sábado

É assim que se fala!

a cidade e a cidadania pedem a palavra

Ciclo de debates entre rappers, prosadores, jornalistas, poetas, pesquisadores, blogueiros que descobriram no uso da palavra uma forma efetiva de exercício da cidadania e, assim, de ajudar na sempre inacabada construção de um mundo melhor.
.
No último encontro estiveram presentes a artista plástica Lúcia Rosa e a poeta Dalila Teles Veras que falarem sobre suas experiências no uso da palavra como instrumento de registro e de transformação da realidade.

Lúcia Rosa é coordenadora do projeto Dulcinéia Catadora, um coletivo formado por catadores e seus filhos, além de outros colaboradores, que se dedica à edição artesanal de livros com a utilização de material reciclado, como uma forma de valorizar o trabalho dos catadores (segue abaixo, no fim da mensagem, o link de uma boa matéria sobre o projeto).

Dalila Teles Veras é poeta, diretora da livraria e editora Alpharrabio, de Santo André, autora de diversos livros de poesia, reunidos em parte no volume À janela dos dias, e de várias outras obras, incluindo um diário, Minudências, e duas reuniões das crônicas que escreveu regularmente no Diário do Grande ABC, A vida crônica e As artes do ofício.



A Literatura e as Humanidades

Aos sábados, 15h

Até que ponto as ciências humanas podem ajudar a ler a prosa e a poesia? Até que ponto a literatura pode ajudar a compreender e avançar com as ciências humanas? Um ciclo de conferências com alguns dos principais críticos brasileiros da atualidade colocará os leitores de perto com questôes que têm intrigado os leitores de todos os tempos.


--------
06 de setembro
Literatura e Filosofia

com Márcio Seligmann-Silva, professor da Universidade de campinas (UNICAMP) autor de Ler o livro do mundo, O local da diferença e Adorno (Folha Explica)
.

--------
o4 de outubro
Literatura e Antropologia

com Luiz Gustavo Freitas Rossi, mestre e doutorando em Antroplogia Social pela Universidade de Campinas (UNICAMP), com estudo sobre a obra de Jorge Amado, As cores da revolução: a literatura de Jorge Amado nos anos 30.
.

--------
01 de novembro
Literatura e Teologia

com Waldecy Tenório de Lima, professor da Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Universidade de São Paulo (USP), autor, entre outros, de A bailadora andaluza: explosão do sagrado na poesia de João Cabral.

Laboratório da Escrita 2008

UM CONVITE AO JOGO
.


Atuando desde 2003 na Casa da Palavra, o L. E. (Silvia Cabrera&Marcos Ferraz) traz a temática do grupo francês OULIPO, criado na década de 60 com a produção literária baseada em contraintes (regras e restrições). Tendo como fundador Raymond Queneau, possui em seus quadros autores como Georges Perec, Italo Calvino, Jacques Roubaud.

Em 2008, o L. E. propõe um mergulho na obra "Seis propostas para o próximo milênio" de Italo Calvino, um conjunto de palestras que o autor preparou para um curso de extensão na Universidade de Harvard, em 1985, abordando as seis qualidades que ele considerava desejáveis para a literatura do nosso milênio. Em seguida, um estudo sobre "Regras e Jogos, Acaso e Caos", e por fim, a sua aplicabilidade na criação literária, com base no método oulipiano.O L. E. ocorre quinzenalmente aos sábados, a partir das 15 horas.


Os trabalhos dos participantes e outras discussões complementares encontram-se no fórum: http://laboratoriodaescrita.ning.com/

Núcleos de Criação Literária

Coordenados por alguns dos principais escritores da atualidade, os núcleos de crição literária têm o intuito de reunir grupos de até 30 paticipantes para a produção de poesia e prosa, apartir da leitura de textos exemplares e da discussão dos seus próprios textos, durante 4 encontros quinzenais.
As inscrições para os primeiro núcleos estão abertas:
_________________________________________
Poesia(1) - com Heitor Ferraz de Mello
encontros: 7 de junho, 21 de junho, 5 de julho e 19 de julho
Heitor Ferraz de Mello - poeta, jornalista, mestre em literatura pela PUC. Publicou o volume de poemas Resumo do Dia (1996), A mesma noite (1997), Goethe nos olhos do lagarto (2001), Hoje como ontem ao meio dia (2002), Pré-desperto e Coisas inéditas (2004). Ganhador da bolsa Vitae em 2000/2001
_______________________________
Prosa(1) - com Luiz Ruffato
encontros: 14 de junho, 28 de junho, 12 de julho e 26 de julho
Luiz Ruffato - escritor, jornalista. Publicou os sobreviventes (2000), menção especial no prêmio Casa das Américas, de Cuba. Eles eram muitos cavalos (2001), prêmio APCA, Prêmio Machado de Assis de Narrativa, indicação para o prêmio Jabuti, transformado em peça pela Companhia do Feijão e publicado na Itália (Bevinino Editore, 2003), França (Métailié, 2005) e Portugal (Quadrante, 2006). As máscaras singulares - poemas, e Os ases de Cataguases - ensaio (2002), em 2005 Mamma, son tanto felice (publicado na França em 2007 pela editora Metailié) e O mundo inimigo, os dois primeiro títulos do inferno provisório, série de cinco volumes da História da industrialização no Brasil. Vista parcial da noite (2006), terceiro volume da série. De mim já nem se lembra (2007).

sexta-feira

P&P

Toda sexta-feira às 19h30 acontece o P&P (Piano e Poesia) na Casa da Palavra com a pianista Fabiana Paino. Todos estão convidados.


por Jo Barranova

________________ __________________
Mitologias
quarta 19 de março

19h30 chega o pessoal para o núcleo de estudo. Gente de Diadema, São Bernardo, São Paulo e, claro, Santo André. Já formamos um grupo de 15 pessoas e tem mais 16 para chegar. Na maior fome começamos: uma sipnose de algumas mitologias (judaicas, celtas, hindu, japonesa, greco-romana, nórdica e etc.) e o pessoal já ficou instigado. Foi colacado o filme Fúria de Titãs pra ilustrar o assunto e com uma boa narratica fomos familiarizados com os deuses gregos. Semana que vem serão as deusas, uma pequena tarefa paras os participantes. Não percam!

por José Carlos

domingo

Vozes de Meninas


Em homenagens ao Dia da Mulher e da Poesia, a Casa da Palavra apresentou três eventos seqüenciais de alto nível literário. Durante toda a semana (08/15) a Casa sediou exposição de poetisas contrastando os universos conhecidos e novos. Poetas como Silvia Plat, Cecília Meireles estiveram ao lado das recém-premiadas da Casa, em concursos literários como Elise Garcia, Rosana Banharoli e Beth Brait Alvim presenteando a mostra com trabalho inédito, ainda sem título.

Complementando este evento, tanto os visitantes da Exposição Feminina de Poetas , quanto os transeuntes da cidade receberam canudos com poesias impressas das autoras da mostra.


O ciclo de homenagens foi encerrado, na sexta(14), com Vozes de Meninas, iniciativa do poeta Hélio Neri, quando as autoras Jurema de Souza (poeta e editora da revista A Cigarra), Greta Benitez (escritora e poeta, autora do livro Café Expresso Blackbird, editora Landy, 2006) e Vanessa Molnar Maluf (prêmo PAC 2007 com o livro Crônicas de uma tara gentil a ser lançado em agosto pela editora Escrituras) leram textos seus e de outras escritoras.


A confluência dos três eventos, no espaço da Casa da Palavra garantiu ao público presente, aconchego, em noite fria de despedida do verão, regada a boa literatura, vinho e guloseimas.

por Rosana Banharoli
e Jo Barranova

sexta-feira

Gerber de Sá

PALAVRAS em NÉVOA

Paranapiacaba
cabe num poema...?

a cortina de névoa
que abraça as tardes e...
aquece os corações das lareiras
cabe num poema...?

os trilhos gélidos
que destinam os passos do trem
cabem num poema...?

os traços retilíneos
da antiga Londres
que ofuscam a retina e...
desaparece no olhar
cabem num poema...?

os lábios
secos pelo vinho
embriagados
em lágrimas de solidão
cabem num poema...?

Para
na
pi
acaba... num poema.
Paranapiacaba é um poema!

Gerber de Sá (15/07/07)




EXTRAIR

escalo teus picos
duros
lambendo o sal das horas
as pétalas se abrem exaurindo da flor
o perfume
a cor
enquanto o cálice exala a ausência
do vinho.

Gerber de Sá (08/02/08)